terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Lamentável


Lamentáveis as cenas protagonizadas no último domingo, no Couto Pereira.
Por ter conhecido o povo paranaense, e mais, a torcida do Coxa, sei que aquelas 3 dúzias de vândalos não eram torcedores. Torcedor não faz aquilo.

A torcida do Coritiba é uma das mais bonitas que já conheci. Das mais apaixonadas que já vi. E como a paixão confunde a cabeça, deu no que deu. Mas isso não tem e nem nunca terá justificativa.

O Coxa caiu para a Série B, junto a Santo André, Náutico e Sport, é verdade, mas é o campeão brasileiro de 85, o maior campeão do Paraná, o único Centenário! O que é um ano diante de 100???


Posso dar esse depoimento, pois fui testemunha presencial e ocular da famigerada "Batalha dos Aflitos". Vi meu time perder 2 penaltis e um jogo quando estávamos com 4 homens a mais, contra o Grêmio em 2005. Nunca houve e, dificilmente haverá, maior derrota do que aquela.
Não jogávamos a Série A desde 1994, estádio cheio. Expectativa. Tantos sonhos unidos.

E perdemos os penaltis, o jogo, o acesso. Mas nunca a esperança!
Sofremos piadas, falaram exaustivamente que perdemos para um time de futebol de salão, etc. A resposta dada ao Brasil?
Subimos em 2006.

Permanecemos na elite por 3 anos, caimos neste. Mas sabe qual a resposta que daremos ao Brasil ano que vem??? Jamais se duvida do Náutico!!!

Sabe o Sport? Pois é, Campeão da Copa do Brasil, Libertadores... foi o lanterna e caiu para a Série B. Que coisa né?! Isso é futebol.

O Fluminense, com 98% de chance de cair, ficou! O Flamengo derrubou a banca do São Paulo e o time milionário do Palmeiras e foi incontestavelmente campeão. Aliás, o Palmeiras de líder por 19 rodadas ficou de fora da Libertadores na última hora. E quem entrou? O sempre competente, e presença certa nas Libertadores, Cruzeiro.
Essa última rodada foi singular. Provou que na vida certamente precisamos dos nossos rivais - e às vezes, coinscidentemente, isso acontece de maneira direta. Vejam o Internacional. E se o Grêmio quisesse mesmo abrir, o que tinham os Colorados a ver com isso? Não fizeram o mesmo ano passado contra o São Paulo??

Assim como acontece no desporto, acontece na vida. Costumo dizer que o futebol é a metáfora da vida. E Nélson Rodrigues disse certa vez que 'o futebol é a coisa mais importante, dentre as menos importantes que existem!'.

Tive a oportunidade esse ano de conhecer o povo paranaense e a torcida alviverde de perto e a fundo. Um povo educado, cortês, culto. E aqueles horrendos meliantes que adentraram o tapete da realeza verde do Majestoso, onde já pisou Lela, Heraldo, Índio, Rafael, Pachequinho, Brandão, Marcel, Tcheco e Alex, não representam a honrosa massa do Verdão! Longe disso!

O Verdão do meu amigo Jair Cirino dos Santos, homem cuja honestidade e integridade falam por si. É dispensável falar da sua conduta, da sua história ilibada, do seu passado no Ministério Público, da sua hombridade. Vi algumas coisas de perto, com ele como Presidente tudo foi feito para o melhor do Coxa! Não podem colocar levianamente a culpa como fizeram os que o ameaçaram de morte na semana que antecedeu o jogo, acredito terem sido os mesmos que invadiram o campo e deram um prejuízo de R$ 500.000,00 ao clube. Torcedores?!

O Jair não entrou em campo um só jogo sequer. Se for para caçar as bruxas, onde esteve o profissionalismo e o comprometimento dos Paraíbas Marcelinho e Carlinhos, do Thiago Gentil, do Édson Bastos?! Todos com pré-contrato assinados com outras equipes, estavam se lixando para o que aconteceria nos 100 anos de vida do Verdão. O Marcelinho leva consigo hum milhão de reais (isso mesmo, hum milhão!) de luvas e mais alguns meses de um salário de R$ 140.000,00. E volta para o São Paulo, deixando o Coxa com seu estádio destruído, sua torcida abandonada, seu presidente sendo injusta e cruelmente crucificado. Isso é respeito?

E a mesma torcida organizada, que bate no peito e diz amar incondicionalmente o time, arrumou confusão no Atletiba da Arena há alguns meses atrás e colocou a equipe para jogar no interior, após perder mando de campo. Isso é mesmo amor?

Me perdoem o longo texto, e o desabafo.

É hora de saber para que serve a vida, deixar de ser inconsequente.
O time passa, os campeonatos passam, os anos passam. O futebol passa.

A vida, com essa série de coisas que nem sempre conseguimos entender, é a arte de se refazer.
Não importa o que fizeram conosco, mas o que fazemos com o que fizeram conosco.

Força Verdão. Você é campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário