quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bate na porta, avisa a vizinha!


"Quando nada mais parece ajudar, eu vou e olho o cortador de pedras martelando sua rocha, talvez cem vezes, sem que uma só rachadura apareça.
No entanto, na centésima primeira martelada, a pedra se abre em duas, e eu sei que não foi aquela a que conseguiu, mas todas as que vieram antes."
(Jacob Ritss)

Esse é o primeiro DVD da Gafieira Soul. Sei que essa está longe de ser a "centésima primeira", mas é uma martelada dada com força, com muita força.

Foi bacana caminhar até aqui, fiquei feliz pra caramba - como há muito não ficara - ao ver tudo pronto e exatamente como imaginei desde o início. Vocês não imaginam o carnaval que tá dentro de mim diante desse encarte e dessa bolacha!

Não é fácil fazer música boa, ao lado de um time de primeira linha, ter comprometimento com o público e respeito aos contratantes e fãs que acompanham o trabalho. De igual modo, não é simples ter a iniciativa de pensar passo-a-passo tudo isso, colocar e depois  tirar do papel, sair pra rua com um release debaixo do braço e os planos fervilhando na cabeça. Receber vários "não's" que ficam diminutos com alguns "sim's" que, acompanhados de um sorriso amigo, foram e são combustíveis para a caravana não parar.

Faço minhas as palavras de um grande artista pernambucano, chamado Tibério Azul, que vem criando e aparecendo para o Brasil como uma grata surpresa, dando voz à banda Seu Chico, pensando com o mesmo sentimento que vos escrevo:
"Mas cansa? Cansa. E é difícil? É difícil. Tem problema? Tem muitos. Tem brigas? Vixe, tem sim.
(...)
Dizer que nascemos para isso não significa que sejamos bons ou talentosos ou que seremos famosos ou o que quer que seja - porque essa é uma decisão externa. Isso significa que nascemos para isso e que para nós isso é natural. E tudo o que é natural possui uma largo sorriso quer seja entre fogos de alegria ou lágrimas de lamento." (Em: http://tiberioazul.blogspot.com/2011/06/entre-amigos.html) 

Existem alguns créditos que merecem, e precisam ser dados. À Riva Le Boss, Israel Silva e Lara Klaus, pelo talento, amizade e raro brilho. À Rivando Campina, pelo impulso e crença. À Ricardo Filho e Rafa Mattos, por misturarem profissionalismo e amor ao que fazem.

Enfim, não tenho argumentos para convencê-lo que a banda é boa, que "toca dobrado", que pulsa e enche o salão de energia positiva, fazendo as pessoas esquecerem da semana que passou e levarem pra casa a alegria necessária para duelarem com a semana que virá.


E só tem um jeito de experimentar isso. Você não vai querer chegar no final, vai?!

Lançamento do DVD "Luau da Gafieira Soul", dia 26/06, às 22h, no UK Pub.
Part. especiais: Edilza Aires e Chuchu.